Dicas para produzir um calendário sem erros.A coisa mais desagradável na produção de calendários é chegar ao meio do ano e encontrar uma data errada, pior ainda é quando aquela data afeta todas as demais datas do calendário.
Antes de iniciar tenha em mãos um briefing ou ordem de serviço com a descrição do calendário com o tamanho da base, tamanho das folhas, número de folhas, número de páginas, aproveitamento da folha inteira (!), número de cores (1×1, 2×2, 4×4) da base e das folhas.
Saiba também qual padrão de calendário utilizado pelo cliente: calendários dos meses anteriores e posteriores em cada folhinha, semana começando no domingo ou na segunda, se haverá números nas semanas, feriados nacionais ou estaduais e datas especiais.
Layout
Utilize o Indesign. Se não souber mexer no programa use o Corel ou Illustrator.
Envie ao cliente o layout de 01 ou 02 meses para aprovação do visual, e depois da aprovação faça as demais páginas. Monte um 3D ou boneco para que o cliente consiga imaginar o trabalho pronto (é meio difícil para que não é da área).
Assim você não perde tempo evitando ter que mexer em todo calendário caso haja correções.
Passo à Passo:
1- Crie um arquivo no Indesign com a página com o tamanho da folhinha. A base será feita separadamente.
2- Reserve com uma linha guia ou margem um espaço de 7 à 10 mm no topo da página para colocação de espiral (IMPORTANTE)
3- Utilize a página mestra para elementos fixos do layout que aparecem em todas as páginas, como logotipo, telefones, endereços, etc.
4- Selecione e Copie o calendário de uma fonte confiável. Eu uso o site Time and Date, ele permite diversas customizações com opções em diversos idiomas, cores, números nas semanas, etc. VERIFIQUE SE ESTÁ PEGANDO O CALENDÁRIO DO ANO CERTO!
5- Cole em uma caixa de texto no Indesign e posteriormente converta em tabela.
6- É uma boa idéia criar Estilos de Tabelas e Estilos de Fontes para letras, cabeçalhos, contornos de tabela antes de começar a diagramar para facilitar alterações em massa.
7- Insira os feriados em negrito e outra cor para destacar, faça as datas especiais sem recesso diferentes dos feriados para não confundir pessoas de outras localidades.
8- Para fazer a base, crie um novo arquivo com o tamanho total do triângulo aberto (frente, base, verso). Observe a margem de 7mm a 10mm no topo para o espiral e o local que será coberto pelas folhinhas no rodapé para que elas não sobreponham dados importantes. Verifique também o tamanho da base do triângulo e veja se é suficiente para manter o calendário em pé. Na base normalmente se coloca o calendário do ano seguinte de um lado e a capa de outro, mas depende da solicitação do cliente.
9- Monte um boneco para revisar e aprovar o calendário com o cliente.
Para não errar!
É fácil errar na elaboração de calendários. São muitas variáveis. Para evitar problemas siga essas dicas:
1- Saiba o padrão do calendário utilizado pelo cliente ANTES de começar. Rediagramar o calendário depois de pronto aumenta imensamente o risco de errar.
2- Não pegue um calendário do ano errado.
3- Não digite você mesmo o calendário.
4- Cuidado ao copiar o calendário de outro arquivo. Tenha certeza que o mesmo esteja certo, caso contrário você vai ficar reproduzindo o erro para todos os clientes.
Como revisar:
Para garantir que as datas saiam no lugar certo faça 4 verificações (no mínimo):
1- Na primeira verifique se as datas de início e fim de cada mês condiz com os dias das semanas.
2- Na segunda faça uma varredura em um ritmo lento em cada mês verificando a ordem dos números. Observe se não pulou ou repetiu nenhum. Se possível faça em voz alta.
3- Na terceira escolha uma dia aleatório de cada mês e veja se bate com o dia da semana.
4- No fim verifique se os feriados e datas especiais estão com a diferenciação e veja se estão nos meses corretos e nos dias da semana corretas.
[button size=”medium” align=”center” link=”https://www.equipgraf.com.br/calendarios-campinas/” color=”red”]CONHEÇA NOSSOS CALENDÁRIOS.
CLIQUE AQUI![/button]
Gostou do Post? Curta, Compartilhe!
]]>